HTML e CSS e JS morreram?

por | 2 abr, 2021 | Essenciais | 0 Comentários

Em algum momento da humanidade, foi criado o conceito que linguagens de computação era coisa de nerd, que precisa de um QI altíssimo para isso ou que não é para quem é da área de humanas. #wtf

Como estudante de graduação de TI, vejo que essas linguagens de front-end são para muitos o nível mais básico (e até desprezado) da programação. Enquanto para profissionais de design, marketing e outras áreas, são coisas absurdamente intocáveis.

E com a expansão dos page builders, esses conhecimentos começaram a ser entendidos como coisas do passado. Provocando uma ideia de que é totalmente possível se tornar um desenvolvedor de sites em WordPress profissional sem qualquer conhecimento nessas linguagens.

Sim, é possível desenvolver sites sem escrever uma linha de código. Mas é impossível fugir e ignorar a existencia deles.

Todo o WordPress é desenvolvido em linguagem de programação, assim como todos os plugins e temas. Então, certamente não é coisa do passado.

Por que todo page builder tem um campo de custom css e um widget de custom html? Porque eles são necessários e em algum momento você vai precisar usar. Nem que seja para colar um código que você tirou de algum fórum desses da vida.

Com certeza, os page builders facilitaram muito o processo de criação de interfaces, mas saiba que eles são sempre limitados. E cada projeto pode demandar alguma coisa que eles não possam atender.

Então, posso afirmar que é importante que todo desenvolvedor de sites tenha algum conhecimento nessas linguagens e que de fato não são nada absurdas de serem aprendidas.

×